Powered By Blogger

segunda-feira, setembro 17, 2012

Reunião de Alto Nível debate demandas da fronteira entre Brasil e Uruguai


13 de Setembro de 2012 às 13h52min

As propostas serão encaminhadas ao Governo Federal brasileiro e uruguaio para alinhamento
As propostas serão encaminhadas ao Governo Federal brasileiro e uruguaio para alinhamento
A cooperação binacional para o desenvolvimento da região fronteiriça marcou o início das atividades da VIII Reunião de Alto Nível (RAN) entre Brasil e Uruguai nesta quinta-feira p.p., no Centro de Treinamento da Procergs, em Porto Alegre. Celebrando sua 10ª edição, o encontro é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores dos dois países. 

Na mesa de abertura, o vice-governador Beto Grill lembrou que a presidente Dilma Rousseff e o presidente uruguaio José Mujica estabeleceram recentemente a prioridade do planejamento conjunto para o desenvolvimento social. "Nossa relação é física e cultural, onde a faixa de fronteira não nos divide, e sim aproxima". 

O secretário-geral do Itamaraty, Ruy Nunes Pinto Nogueira, destacou que a RAN é um espaço onde as soluções partem de quem vive a realidade e as dificuldades da fronteira. "Temos a tarefa de consolidar planos de ação nas áreas identificadas como prioritárias, e garantir que as iniciativas sejam levadas adiante", reforçou. 

Segundo o vice-ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Roberto Conde, as respostas aos problemas globais estão na integração. "Esta reunião é um instrumento de trabalho permanente, onde a integração é o caminho para o nosso desenvolvimento, e onde sem o Rio Grande do Sul, esta política estratégica seria inconcebível", destacou. 

Para o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo, Tarson Nuñez, o discurso dos embaixadores foi unânime quanto ao protagonismo do Rio Grande do Sul. "É perceptível a todos que nosso Estado está dinamizando o processo de integração, fundamental para consolidação das políticas", afirmou. 

Após abertura, os participantes reuniram-se em Grupos de Trabalho para debater ações nas áreas de segurança, saúde, educação e cultura, meio ambiente, saneamento e políticas sociais, seguindo a proposta do encontro de criar uma nova agenda de trabalho conjunto para o desenvolvimento e integração da fronteira. 

A RAN se encerrou nesta sexta-feira (14) com um balanço das atividades discutidas nos Grupos de Trabalho. As propostas serão encaminhadas para o Governo Federal brasileiro e uruguaio, visando o alinhamento e a concretização das ações. 

Texto: Assessoria Relações Internacionais
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...