Powered By Blogger

domingo, abril 29, 2012

Três agências bancárias são atacadas em menos de 24h na Capital


Em nenhum dos casos os criminosos conseguiram furtar dinheiro dos bancos

O primeiro caso foi registrado quando um terminal de autoatendimento foi incendiado no final da noite de sábado na Rua Ramiro Barcelos, quase esquina com Rua Jerônimo de Ornelas, no bairro Santana. Três caixas eletrônicos do Santander sofreram danos. Nada foi furtado. 


     O segundo episódio foi o arrombamento de uma agência na Zona Norte, também do Santander, em que os ladrões fugiram com o som do alarme.  
O terceiro foi um arrombamento a uma agência do Banrisul no bairro Partenon, em que um jovem furtou um computador, mas foi preso em flagrante. 

Posto bancário teve o segundo ataque em poucos meses
O caso mais misterioso é o do bairro Santana, que mobilizou os bombeiros para apagar as chamas, além da BM e da equipe volante da Polícia Civil. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) interditaram a Ramiro Barcelos nos dois sentidos durante a madrugada. Os policiais civis tiveram acesso a imagens de videomonitoramento que mostram o autor do incêndio no posto bancário. 

O homem chegou com um pneu e uma sacola carregada com garrafas. Um líquido das garrafas foi usado para atear fogo ao pneu. Os agentes acreditam que se trata de um caso típico de vandalismo, já que o homem fugiu após incendiar o local.

É o segundo incidente envolvendo o mesmo posto bancário, em poucos meses. Em 30 de dezembro, uma suposta bomba caseira interrompeu o tráfego na Ramiro Barcelos, em frente ao mesmo caixa eletrônico. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da BM recolheu o material. A área foi isolada e os 20 apartamentos do prédio residencial de seis andares onde fica o caixa eletrônico, desocupados, além da lancheria que fica ao lado.

As imagens das câmeras de vídeo do posto mostraram um homem carregando o material encontrado, mas o suspeito não foi identificado. A Polícia Civil deve confrontar as gravações feitas no final do ano passado com as do ataque de ontem ao Santander e verificar se o autor do incêndio é o mesmo.

Quatro horas após o incêndio no terminal de autoatendimento na Ramiro Barcelos, uma agência na Zona Norte também foi atacada. Por volta das 3h30min de ontem, um maçarico e ferramentas foram encontrados em um banco Santander da Avenida Assis Brasil, no bairro São João.

Agentes da 9ª DP chegaram ao local após o alarme ter sido acionado, mas não encontraram nenhum suspeito. Um caixa eletrônico foi danificado e os vidros da agência foram pintados por dentro (para dificultar a visualização do crime), mas o dinheiro não foi levado.

O delegado de Roubos, Juliano Ferreira, diz que o furto só foi frustrado porque o alarme do posto bancário disparou. Esse alarme, que grande parte das agências colocou, é acionado automaticamente mediante calor – o que ocorre sempre, em caso de explosão ou uso de maçaricos.

– É uma providência importante, que tem inibido as explosões. Temos também capturado grupos de  “caixeiros”, que é como chamamos esses arrombadores – comenta o delegado.

Na noite de ontem, por volta das 20h, Wagner Borba da Silva, 19 anos, quebrou o vidro de uma agência do Banrisul na Avenida Bento Gonçalves. Ele arrombou uma porta interna, danificou um monitor de computador e uma câmera de segurança, antes de levar o computador. Ao sair do local, ele foi preso em flagrante por policiais militares.

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...