Em nenhum dos casos os criminosos conseguiram furtar dinheiro dos bancos
O segundo episódio foi o arrombamento de uma agência na Zona Norte, também do Santander, em que os ladrões fugiram com o som do alarme.
O terceiro foi um arrombamento a uma agência do Banrisul no bairro Partenon, em que um jovem furtou um computador, mas foi preso em flagrante.
Posto bancário teve o segundo ataque em poucos meses
O caso mais misterioso é o do bairro Santana, que mobilizou os bombeiros para apagar as chamas, além da BM e da equipe volante da Polícia Civil. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) interditaram a Ramiro Barcelos nos dois sentidos durante a madrugada. Os policiais civis tiveram acesso a imagens de videomonitoramento que mostram o autor do incêndio no posto bancário.
O homem chegou com um pneu e uma sacola carregada com garrafas. Um líquido das garrafas foi usado para atear fogo ao pneu. Os agentes acreditam que se trata de um caso típico de vandalismo, já que o homem fugiu após incendiar o local.
É o segundo incidente envolvendo o mesmo posto bancário, em poucos meses. Em 30 de dezembro, uma suposta bomba caseira interrompeu o tráfego na Ramiro Barcelos, em frente ao mesmo caixa eletrônico. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da BM recolheu o material. A área foi isolada e os 20 apartamentos do prédio residencial de seis andares onde fica o caixa eletrônico, desocupados, além da lancheria que fica ao lado.
As imagens das câmeras de vídeo do posto mostraram um homem carregando o material encontrado, mas o suspeito não foi identificado. A Polícia Civil deve confrontar as gravações feitas no final do ano passado com as do ataque de ontem ao Santander e verificar se o autor do incêndio é o mesmo.
Quatro horas após o incêndio no terminal de autoatendimento na Ramiro Barcelos, uma agência na Zona Norte também foi atacada. Por volta das 3h30min de ontem, um maçarico e ferramentas foram encontrados em um banco Santander da Avenida Assis Brasil, no bairro São João.
Agentes da 9ª DP chegaram ao local após o alarme ter sido acionado, mas não encontraram nenhum suspeito. Um caixa eletrônico foi danificado e os vidros da agência foram pintados por dentro (para dificultar a visualização do crime), mas o dinheiro não foi levado.
O delegado de Roubos, Juliano Ferreira, diz que o furto só foi frustrado porque o alarme do posto bancário disparou. Esse alarme, que grande parte das agências colocou, é acionado automaticamente mediante calor – o que ocorre sempre, em caso de explosão ou uso de maçaricos.
– É uma providência importante, que tem inibido as explosões. Temos também capturado grupos de “caixeiros”, que é como chamamos esses arrombadores – comenta o delegado.
Na noite de ontem, por volta das 20h, Wagner Borba da Silva, 19 anos, quebrou o vidro de uma agência do Banrisul na Avenida Bento Gonçalves. Ele arrombou uma porta interna, danificou um monitor de computador e uma câmera de segurança, antes de levar o computador. Ao sair do local, ele foi preso em flagrante por policiais militares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário