O trabalho desenvolvido pelos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em cada um dos departamentos e a importância da parceria com as entidades da sociedade, foram destacados durante o V Seminário de Capacitação para Conselheiros dos Conselhos de Comunidade do RS, do VIII Encontro Estadual de Conselhos da Comunidade e do IV Encontro da Federação dos Conselhos de Comunidade da Área Penitenciária, realizados nos dias 1º e 2 de dezembro, no Auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre.
"Temos uma gratidão pelos conselhos penitenciários e conselhos da comunidade porque, mais importante do que o apoio material, a participação destes conselhos na fiscalização e no acompanhamento do cumprimento da pena, auxilia o trabalho que estamos desenvolvendo", afirmou o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben que participou da abertura do evento.
Foram apresentados os resultados do trabalho inicial de classificação da pena, cuja primeira etapa foi finalizada esta semana. "Estamos fazendo, em menos de um ano, mais do que todo o Brasil fez desde 1984", afirmou o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe, Mário Pelz, em referência ao ano do surgimento da Lei de Execuções Penais. A classificação consiste na separação de presos provisórios dos condenados e de primários dos reincidentes e já foi adotada em 38 casas prisionais no Estado, com previsão para conclusão de 40 estabelecimentos até o final do ano.
Levantamento das ações e dos processos
As atividades de atendimento no Departamento de Tratamento Penal, como nas áreas de trabalho, saúde e educação, por exemplo, também foram apresentadas. A Escola dos Serviços Penitenciários abordou a formação e a qualificações dos agentes penitenciários, o Departamento de Engenharia Prisional passou um panorama das obras realizadas, das que estão em andamento e as que são previstas para os próximos anos. A Corregedoria-Geral dos Serviços Penitenciários fez um levantamento das ações e dos processos e apresentou um quadro das suas atribuições.
O evento é organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça, pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), pelo Conselho Penitenciário do RS e pela Federação dos Conselhos de Comunidade da Área Penitenciária.
Texto: Tiago DiasEdição: Redação Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário