A Brigada Militar promoveu na última terça-feira (18), no Auditório do Quartel General, no centro de Porto Alegre, uma reunião técnica sobre desastres naturais, monitoramento das águas dos rios, prevenção e combate a incêndios das empresas silvicultoras e tecnologia da informação. O evento contou com a presença do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Altair de Freitas Cunha, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Hermito Cesar Bortoluzzi, e demais oficias da Corporação.
Foram palestrantes, Luis Carlos Pinto da Silva Filho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Centro de Ensino e Pesquisa em Desastres (CEPED/RS), Antônio Augusto Marques, representante da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), e o major Rubinei Ricardo da Silva Junior, representando o Departamento de Informática. O professor Luis Carlos abordou a temática relacionada aos prejuízos causados pelos desastres naturais e a importância de utilizar recursos técnicos para prevenção. Citando exemplos como o caso de desmoronamento de encostas, ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro. Também destacou que os desafios estão em controlar os desastres. Uma pesquisa do CEPED/RS revelou que 76% dos desastres naturais no Estado estão relacionados com a estiagem.
Uma parceria entre a Brigada Militar, UFRGS e Defesa Civil, pretende desenvolver projetos de mapeamento das áreas de risco e ocorrências de incêndios no Rio Grande do Sul, qualificar ações de prevenção, atualizar dados, criar diretrizes para ocupação do solo, além de um conjunto de ações para o planejamento urbano e prevenção de desastres naturais. Antônio Augusto apresentou o projeto da FEPAM para prevenção e combate a incêndios das empresas silvicultoras. O major Rubinei ressaltou as ferramentas de tecnologia da informação que auxiliam na gestão operacional da Brigada Militar. Através do georeferenciamento operacional são mapeadas, em tempo real, as guaritas da Operação Golfinho, número de afogamentos e salvamentos.
O subcomandante-geral da BM, coronel Altair, encerrou o evento destacando a importância da transversalidade de informações sobre questões atuais e de grande interesse para a coletividade.
Fonte: PM5-Imprensa/BM
Nenhum comentário:
Postar um comentário