Powered By Blogger

terça-feira, outubro 18, 2011

Governo do Estado instala núcleo para o desenvolvimento das fronteirasTítulo da postagem



Com o objetivo de integrar as políticas dos governos federal, estadual e municipais voltadas ao desenvolvimento da região de fronteira no Rio Grande do Sul, o Governo do Estado instala, na quinta-feira (20), o Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul (Núcleo-RS). O ato de instalação será realizado no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, a partir das 15h, com a presença do governador Tarso Genro, seguido da primeira reunião de trabalho do Núcleo.

Criado oficialmente no dia 29 de julho deste ano, durante a interiorização realizada em Santana do Livramento, o Núcleo será uma instância local e operacional da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), órgão federal ligado ao Ministério da Integração Nacional que coordena as ações de desenvolvimento das regiões fronteiriças no País. Para o Governo do Estado, a instituição de uma instância local permitirá a adoção de políticas próprias, mais condizentes com a realidade de cada região.

O grupo será composto por representantes dos governos, instituições de ensino, parlamentares, Coredes e entidades representativas dos trabalhadores e da sociedade civil. Todas as 197 prefeituras situadas na faixa de fronteira estarão representadas. Os integrantes serão divididos em grupos técnicos, que ficarão responsáveis pela elaboração dos Planos Regionalizados de Desenvolvimento e Integração Fronteiriços (PDIFs), a serem encaminhados à Secretaria Executiva da CDIF. Estes grupos participarão de plenárias e reuniões periódicas para discussão de temas específicos relacionados à faixa de fronteira.

Para o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado, Tarson Nuñez, a iniciativa cria um importante fórum de alinhamento e diálogo interno e externo com os governos e sociedades do Uruguai e da Argentina. "Com este desenho, o Núcleo se constituirá em um espaço de diálogo e formulação de políticas para a região de fronteira, compartilhando-as com as representações sociais e políticas de cada região. Dessa forma, ele proverá um espaço institucionalizado e previsível de construção de políticas públicas", afirmou.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior número de municípios situados na faixa da fronteira. Das 588 cidades fronteiriças, 197 estão situadas em solo gaúcho. Além do Rio Grande do Sul, os estados do Paraná e Amapá também possuem um núcleo de fronteiras.

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...