segunda-feira, outubro 03, 2011
Ações integradas na segurança pública reduzem criminalidade em Taquara
03/10/2011 16:02
Um projeto piloto, desenvolvido em conjunto pela Brigada Militar, Polícia Civil e prefeitura de Taquara, integrado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e envolvendo a comunidade, já reduziu os índices de violência no município. O ‘Segurança Comunitária aos Moradores da Área Rural de Taquara', criado em 2009 e implantado em março de 2010, visa combater o crime de abigeato.
O comandante da 5ª Cia do 32ºBPM de Taquara, capitão Aparício Renner da Silva, informou que, após esse trabalho, verificou-se uma queda no número de homicídios, passando de dez, em 2009, para seis, em 2010, e dois até setembro de 2011. O número de furtos caiu de 519 (2010) para 475 (2011), enquanto que os roubos apresentaram decréscimo, passando de 115 para 106.
De acordo com o capitão Renner, por meio de um esforço envolvendo um funcionário da Prefeitura e a ida a campo dos policiais militares, foi possível montar um sistema de tecnologia da informação onde já estão cadastradas 95 propriedades rurais. "Mas queremos estender esse cadastro às cerca de dez mil comunidades do interior do município, abrangendo toda a área rural, pois os dados já estão sendo utilizados e são importantes para as ações da Brigada Militar", destacou o capitão.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, que conheceu o projeto no dia 30 de setembro, durante a Interiorização do Governo do Estado, assinalou que as ações com a gestão de polícia são essenciais para a resolução de problemas de violência e criminalidade. Ele elogiou o empenho dos policiais e do município de Taquara com a implantação do projeto piloto que está revertendo em resultados positivos.
"Nós temos uma política que estamos começando a implementar no Estado com o RS na Paz - Programa Estadual de Segurança com Cidadania, que prevê o trabalho integrado com a comunidade, já instalado em quatro bairros de Porto Alegre e que será levado também para Passo Fundo, Caxias do Sul e Canoas, no bairro Mathias Velho".
Também participaram do encontro o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, o Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Sérgio de Abreu, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o coordenador da Defesa Civil e integrante do GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) de Taquara, Cláudio Silva da Rocha, o Comandante Regional da BM do Vale do Rio dos Sinos, tenente-coronel Carlos Armindo Thomé Marques, delegados da Polícia Civil, representantes da Susepe, do IGP e policiais militares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário